segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Átomos

Todas as substâncias são feitas de matéria e a unidade fundamental da matéria é o átomo. O átomo constitui a menor partícula de um elemento. O átomo é composto por um núcleo central contendo protões (com carga positiva) e neutrões (sem carga). Os electrões (com carga negativa e massa insignificante) giram em torno do núcleo em diferentes trajectórias imaginárias chamadas órbitas.

Moléculas: definição



Uma molécula é um grupo de átomos, iguais ou diferentes, que se se mantêm unidos e que não podem ser separados sem afectar ou destruir as propriedades das substâncias

Muitas substâncias familiares são feitas de moléculas, como o açúcar, a água, e a maioria dos gases, enquanto outras substâncias familiares não são moleculares na sua estrutura, como os sais, metais, e outros gases.

Alguns exemplos de moléculas é quando dois átomos de oxigênio juntam-se para formar uma molécula de oxigênio e quando um átomo de carbono junta-se com dois átomos de oxigênio para formar uma molécula de dióxido de
 carbono.

domingo, 10 de novembro de 2013

o que é o pH?


  A maior ou menor acidez ou basicidade depende da concentração da solução e da força do ácido ou da base respectiva e é medida em escala de pH. A escola de pH é uma escola que varia entre 0 e 14.
Assim, a escala de pH permite avaliar a maior ou menor acidez ou basicidade de uma solução.

Soluções ácidas- Uma solução ácida tem um pH inferior a 7. Este valor é tanto mais baixo como mais acentuado for o caractér ácido da solução, isto é, quanto mais ácida for a solução.

Solução neutra- Uma solução neura tem pH igual a 7.

Solução básica- Uma solução básica ou alcalina tem pH superior a 7. Este valor é tanto mais alto quanto mais acentuado dor o carácter básico da solução,isto é,quanto mais básica ou alcalina for a solução.
 
   

Soluções básicas e soluções ácidas

De um modo geral, as soluções ácidas apresentas as seguintes características:
  • têm sabor azedo
  • reagem com os metais, produzindo hidrogénio
  • conduzem a electricidade
  • alteram a cor de certos corantes vegetais

As soluções básicas ou alcalinas também possuem algumas características comuns:
  • têm sabor amargo
  • são escorregadias ao tacto 
  • conduzem a electricidade
  • alteram a cor de certos corantes vegetais
Há ainda materiais cujo o carácter não é ácido nem básico. Estas soluções são neutras.


O que são reações de combustão?

As reacções de combustão caracterizam-se pela combinação entre:
  • combustível -um material que arde
  • comburente -oxigénio 
  O contacto entre o combustível e o comburente não e suficiente para que se realize a combustão. Para se iniciar uma reacção de combustão, é necessária energia. A esta energia chama-se energia de activação.
  As reacções de combustão são normalmente acompanhadas de grande libertação de calor e de emissão de calor. Em linguagem corrente,a uma combustão dá-se o nome de queima. Nas reacções de combustão, formam-se óxidos.

domingo, 27 de outubro de 2013

Como se formam as grutas?

Nas zonas calcárias quando chove,as águas  espalham-se nos terrenos em todas as direcções, ao sabor dos declives que vão encontrando, e escoam pelas fendas encontradas no calcário aumentando-as quer pela erosão mecânica natural, quer pela reacção química causada pela presença de dióxido de carbono.
O calcário que é formado sobretudo graças ao carbonato de cálcio, ao entrar em contacto com as águas saturadas em dióxido de carbono origina bicarbonato de cálcio, passando assim de uma substância insolúvel a uma substância solúvel.
No seu processo de permeabilização estas águas ao atingirem as amplas cavidades anteriormente formadas (grutas) geram pequenas gotas que se desprendem dos tectos, das mais variadas alturas criando nesse processo todo o tipo de formações.
Uma parte destas águas vai naturalmente sofrendo o fenómeno da evaporação  diminuindo assim, substancialmente a quantidade de dióxido de carbono que nela existia inicialmente. Esta operação origina uma reacção química inversa à anterior, ou seja a formação de novo do carbonato de cálcio que, sendo insolúvel, fica suspenso dos tectos sob formas sólidas coniformes de vértice para baixo, pela qual vão "crescendo" lentamente através dos séculos que se dão o nome de estalactites. No entanto, se as gotas, mercê de uma permeabilização mais intensa se desprendem ritmicamente de uma cadência regular, dos tectos, o fenómeno químico concretiza-se, fazendo com que as formações cresçam a partir do chão sendo conhecidas por estalagmites.




sábado, 26 de outubro de 2013

O que é a dureza da água?
A “dureza” da água está associada à presença de sais de cálcio e magnésio que se dissolvem na água através do seu contacto com as rochas, sendo considerada “dura” quando existem valores significativos destes sais e “macia” quando contém pequenas quantidades.
As águas provenientes de zonas calcárias são mais duras do que as águas provenientes de zonas graníticas.
A dureza é composta por: dureza temporária e dureza permanente.
A dureza temporária é gerada pela presença de carbonatos e bicarbonatos e pode ser eliminada por meio de fervura da água. A dureza permanente é devida a cloretos, nitratos e sulfatos, os quais não são susceptíveis à fervura. 
Bibliografia: http://www.quimiforus.pt/blog/dureza-da-agua-em-portugal-e-os-seus-efeitos-nos-produtos-quimicos/